Você deve estar cansado de escutar que deve tomar água, certo? “2 litros de água por dia”, escuta de todos os profissionais da área da saúde. Mas por que se fala tanto nisso?

Manter-se hidratado durante o dia é essencial para qualquer pessoa: seja um bebê ou um idoso; seja um esportista ou um sedentário. Isso porque cerca de 60% da composição humana é feita de água. É ela quem dá forma e compõe a estrutura das células e está presente em todas as reações químicas que ocorrem no organismo humano. Além disso, ela tem a importantíssima função de controlar a temperatura corporal e de auxiliar no transporte de oxigênio e nutrientes.

Quanto devemos beber de água por dia? A recomendação mais conhecida é de tomar cerca de 2 litros (ou 8 copos) de água por dia. No entanto, essa quantidade pode variar de pessoa para pessoa, dependendo da umidade e da temperatura do ambiente, o grau de atividade física e das características de cada indivíduo. Então como saber se a quantidade de água que você está ingerindo está sendo suficiente para você?

Um método bem conhecido e simples é: a coloração da urina. Abaixo segue uma tabela para que você possa usar como comparação:

quanto de água beber

Mas cuidado! Não é apenas o grau de hidratação que afeta a tonalidade da urina. Alguns medicamentos como antissépticos urinários e vitaminas, assim como alguns alimentos muito pigmentados (ex: beterraba) podem alterar a cor da urina. Caso você tenha dúvida em relação à coloração da sua urina, procure seu médico!

A desidratação pode causar sérias conseqüências ao organismo, tais como aumento da freqüência cardíaca, aumento da temperatura corporal (prejudicando as funções mais básicas), aumento da concentração de sangue, diminuição do volume sanguíneo, dificuldade na circulação, formigamento das mãos e pés.

Mas então, como manter-se hidratado?

Dicas para manter-se hidratado

1. O sinal de sede já é um alerta tardio da falta de água no organismo e geralmente aparece quando o corpo já esgotou as suas reservas. O ideal é consumirmos líquidos com freqüência.
2. Leve com você uma garrafinha e procure tomar goles de água durante o dia.
3. Se você não é muito fã de água, pode usar o seu chá preferido.
4. Evite bebidas alcoólicas, pois elas são diuréticas, ajudando a desidratar.
5. Consuma frutas! A maioria delas tem grandes quantidades de água na sua composição.
6. Coma vegetais! Assim como as frutas, muitos deles também possuem grandes quantidades de água na composição.
7. Duas horas antes de praticar algum exercício, procure ingerir de 400 a 600mL de líquidos, e durante procure ingerir 100mL de água a cada 20 minutos.

E aí, convencido de que a hidratação é importante? Espero que sim!

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